quarta-feira, 24 de novembro de 2010
História Andarilha
"O Nabo Gigante" de António Mota, foi a história ouvida pelos alunos.
Esta história conta-nos a história de um homem que plantou um nabo. Este cresceu muito, transformou-se num nabo gigante.
Quando chegou a altura de o arrancar, o homem não foi capaz. Chamou a sua mulher para o ajudar, mas nem assim conseguiram. Então, a mulher chamou uma menina que, por sua vez, chamou o seu irmão, este chamou o seu cão, o cão chamou o gato e o gato chamou o rato. Só assim, conseguiram arrancar o nabo da terra.
Os alunos acharam esta história muito engraçada, gerou na plateia algumas gargalhadas e boa disposição.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
As nossas leituras
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
S. Martinho
Durante a manhã, em contexto de sala de aula, realizaram actividades expressivas relativas ao dia de S. Martinho.
Através da sua lenda, divulgou-se o património oral português e incutiram-se nos alunos valores, tais como, a solidariedade, entreajuda, a partilha, ... .
No sentido de preservar os usos e costumes desta época festiva, fez-se uma grande fogueira, assim como, manda a tradição. Muita caruma, para assar as castanhas, que ficaram muito saborosas, tal como disseram os Pimpões.
No final, já quando a fogueira estava em cinzas, os alunos todos contentes, enfarruscaram as mãos e as suas caras, apresentando-se em estado irreconhecível.
Foi uma tarde de muita alegria e brincadeira!
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Sistema urinário
As nossas células alimentam-se das substâncias transportadas pelo sangue. Da sua utilização resultam resíduos. Estes resíduos não podem permanecer dentro das células, pois ao acumularem-se tornam-se tóxicos.
Assim sendo, o sistema urinário tem como função a eliminação destas substâncias tóxicas para o organismo.
Os rins são dois órgãos com forma de feijão e cerca de dez centímetros de comprimento, situados na parte de trás do abdómen, um de cada lado da coluna vertebral.
Os rins comportam-se como uma espécie de filtro que separa do sangue as substâncias a eliminar, dissolvidas na água do plasma – urina.
A urina sai lentamente dos rins segue pelos ureteres e cai, gota a gota, na bexiga. A bexiga é um saco muscular, situado na parte inferior do abdómen, que se pode dilatar, enchendo-se de urina.
Normalmente, quando metade da bexiga está cheia, sente-se vontade de a esvaziar. Então o músculo que a veda relaxa-se, a bexiga contrai-se e a urina sai pela uretra.