domingo, 31 de outubro de 2010

Sistema respiratório

O sistema respiratório é constituído pelas vias respiratórias e pelos pulmões.

Para que se efectuem as trocas gasosas entre o organismo e o exterior – hematose pulmonar –, é necessário que o ar chegue aos pulmões e deles venha até ao exterior – ventilação pulmonar.

Assim, é necessária a existência e o trabalho de um conjunto de órgãos que constituem este sistema.

O ar entra pelas fossas nasais, onde é aquecido, filtrado das impurezas e humedecido. Passa a faringe e a laringe e chega à traqueia, que o conduz até aos pulmões.

Os pulmões são dois órgãos esponjosos situados na cavidade torácica.

Externamente, os pulmões estão cobertos por uma membrana fina – a pleura. No seu interior ramificam-se os bronquíolos que terminam em cavidades com forma de saco – os alvéolos pulmonares, rodeados de numerosos capilares sanguíneos. É nos alvéolos que se dá a hematose pulmonar.

Os alvéolos pulmonares são umas cavidades que se enchem de ar em cada inspiração. A sua membrana é muito fina e muito irrigada por vasos sanguíneos, o que permite as trocas gasosas – hematose pulmonar.

Durante a inspiração o diafragma contrai-se e desce, contraem-se os músculos intercostais e as costelas elevam-se. A caixa torácica aumenta de volume, os pulmões dilatam-se e o ar entra.

Durante a expiração o diafragma relaxa e sobe, os músculos intercostais relaxam e as costelas descem. A caixa torácica diminui de volume, os pulmões contraem-se e o ar sai.

sábado, 30 de outubro de 2010

Festa do Outono

No dia 29 de Outubro, foi um dia de festa na escola dos Pimpões. A festa do Outono.
Para iniciar o dia, foram realizados trabalhos alusivos ao Outono e elaborados os cartuchos para colocar as castanhas assadas.
No final do intervalo, todos os alunos do Centro Escolar, encontraram-se no hall para a apresentação de números musicais. Cada música, foi apresentada por grupos de diferentes turmas, tendo em conta os corredores a que pertencem. Foi um momento agradável, vivido pelos alunos com alegria.


Na parte da tarde, houve a distribuição das castanhas assadas por todos os alunos. Para acompanhar as castanhas, os alunos trouxeram um sumo à escolha.
Com este conjunto de actividades, promoveram-se valores, tais como, a solidariedade, a partilha, entreajuda, entre outros.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sistema circulatório

O sistema circulatório é constituído pelo coração e vasos sanguíneos.

O sangue rico em oxigénio é vermelho-vivo e denomina-se sangue arterial; o sangue rico em dióxido de carbono é vermelho-escuro e denomina-se sangue venoso.

É indispensável que o sangue circule até às células para lhes fornecer o oxigénio – grande circulação; e delas conduzir o dióxido de carbono e o vapor de água até aos pulmões – pequena circulação.

O motor central do sistema circulatório é o coração – órgão musculoso do tamanho de um punho, situado na cavidade torácica, ligeiramente inclinado para o lado esquerdo.

O coração apresenta quatro cavidades: duas aurículas na parte superior e dois ventrículos na parte inferior. As aurículas comunicam com os ventrículos através de válvulas. Na metade direita do coração só circula sangue venoso e na metade esquerda só circula sangue arterial.

A função do coração é impulsionar o sangue para os vasos sanguíneos.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visita à azenha

No passado dia 25 de Outubro, os Pimpões realizaram uma visita de estudo a uma azenha situada na freguesia de Sabariz.


Essa azenha continha um moinho, onde eram colocados os cereais para fazer a farinha. Tinha também um lagar para fazer azeite e um local de serração de madeira. Para todos estes processos, era utilizada a força da água. Esta fonte de energia, era utilizada pelo Homem, que o ajudava nos seus trabalhos do seu dia-a-dia.

Serviu esta visita de estudo, para os Pimpões conhecerem que fontes de energia utilizava o Homem no passado.

No final da visita à azenha, ainda houve tempo para ver uma exposição de fotografia, relacionada com a Implantação da República, na Biblioteca Municipal de Vila Verde.

sábado, 23 de outubro de 2010

O Sistema Digestivo

Os Pimpões durante a semana estudaram o Sistema Digestivo.
Juntamente com os alunos do 3.º D viram um pequeno filme " A digestão", da série conhecida "Era uma vez o corpo humano". De forma lúdica, começaram por entender como funciona o sistema em estudo, num clima descontraído e divertido.


Para saber

Para viver é preciso comer, é dos alimentos que recebemos toda a nossa energia.
Tal como um automóvel não funciona sem combustível, o nosso organismo não funciona se não nos alimentarmos como deve ser.
Para transformar os alimentos em energia, temos o sistema digestivo que os vai convertendo em substâncias cada vez mais simples e pequenas, e que depois são levadas às células que produzem energia.









O sistema digestivo humano é composto por:

  • boca;
  • esófago;
  • estômago;
  • intestino delgado;
  • intestino grosso.


Vamos agora explicar qual é a função de cada um dos constituintes do nosso aparelho digestivo.

  • Boca:
    Na boca os alimentos são mastigados pelos dentes e misturados com a saliva, transformando-se no bolo alimentar.
  • Estômago:
    Depois, o bolo alimentar desce pelo esófago e chega até ao estômago.
    Aqui fica durante algum tempo onde sofre mais algumas transformações com a ajuda do suco gástrico, produzido pelo próprio estômago.
    Por fim, acaba transformado numa pasta líquida e azeda a que se dá o nome de quimo.
  • Intestino delgado:
    O quimo passa, então, para o intestino delgado onde fará a sua transformação final com a ajuda de outros sucos (bílis). Quando saem do intestino delgado, os alimentos processados ganham o nome de quilo. Ainda no intestino delgado, os alimentos são absorvidos pelo corpo e passam para o sangue, que os leva às células já transformados em energia.
  • Intestino grosso
    Mesmo assim, ainda há partes do alimento que não são aproveitadas. Essas passam para o intestino grosso onde serão eliminados pelo ânus, na forma de fezes.

AQUI e AQUI podem fazer um jogo muito divertido.



domingo, 10 de outubro de 2010

Presidente da República na escola dos Pimpões

No passado dia 8 pelas 10h, o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, deslocou-se ao Centro Escolar de Vila Verde para a inauguração deste estabelecimento.
Foi recebido com muito entusiasmo e euforia por todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, assim como, pela comunidade educativa e outras entidades convidadas.

Os alunos do Centro Escolar formaram a bandeira nacional no momento de entoar o hino. Esse momento foi considerado por sua Excelência, como inesquecível "Nunca esquecerei este momento, a forma entusiástica como me receberam, o brilho da bandeira e a força que colocastes a cantar o Hino Nacional.".

Para além de visitar as instalações do estabelecimento, foi também inaugurar a escultura "Rostos da República", colocada nas proximidades do Centro Escolar, levando consigo uma réplica da escultura que retrata o Centenário da República.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A nossa Bandeira

Um dos símbolos da nacionalidade de cada cidadão é a bandeira da sua nação.

A 19 de Junho de 1911, depois de se implantar a República, a Bandeira Nacional substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional.

E como é a nossa Bandeira?

A Bandeira Nacional é dividida na vertical com duas cores fundamentais: verde escuro do lado esquerdo (ocupando dois quintos) e encarnado à direita (ocupando três quintos).

E as suas cores? O que significam?

- o vermelho é uma cor de força, coragem e alegria, que representa o sangue derramado pelos portugueses;
- o verde, a cor da esperança e do mar, foi escolhida em honra de uma batalha onde esta cor deu a vitória aos portugueses.

Ao centro, sobre as duas cores, tem o Escudo das Armas Nacionais, e a Esfera Armilar Manuelina, em amarelo e avivada de negro.
Simboliza as viagens dos navegadores portugueses pelo Mundo, nos séculos XV e XVI.

E as restantes cores, significam o quê?
Parece que houve muitas discussões por causa delas!

Acabou por se decidir que:

- o branco representa a paz;
- o Escudo lembra a defesa do território;
- as Quinas, a azul, representam as primeiras batalhas na conquista do País (diz-se que são os cinco reis mouros vencidos na Batalha de Ourique por D. Afonso Henriques);
- cada quina contém cinco pontos brancos: as cinco chagas de Cristo que ajudou D. Afonso Henriques a vencer esta batalha;
- os sete castelos amarelos representam os castelos tornados aos mouros por D. Afonso III.

Sabes o que significa a esfera armilar? Foi um símbolo que o Rei D. Manuel I escolheu para representar as descobertas marítimas.



No sentido de estudar a nacionalidade, os Pimpões pintaram a bandeira portuguesa, assim como, ficaram a conhecer o seu significado.