sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Magusto

No dia 28 de outubro, comemorou-se na escola dos Pimpões a "Festa do outono".
Ao longo destas semanas, os alunos na sala de aula, realizaram vários trabalhos alusivos ao outono. Recolha de receitas com castanha,diversos trabalhos de expressão plástica para decoração da escola e também da sala de aula, e ainda, a elaboração de cartuchos, onde colocaram as castanhas assadas.


Neste dia, no final do almoço, realizou-se, como é tradição, o magusto. Numa grande fogueira de caruma, estavam as castanhas a assar, que depois de prontinhas, foram distribuídas por todos os alunos, que as degustaram acompanhadas por um sumo.

Para os alunos, foi um dia divertido, vivido com bastante entusiasmo, brincadeira e alegria.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os Pimpões na Biblioteca Municipal

Os Pimpões foram convidados, juntamente com as restantes turmas do 4.º ano do Centro Escolar, a participar num encontro com a escritora de literatura infantil, Inês Vinagre, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela.
A escritora apresentou o seu último livro "O Homem da Nuvem Escura", dizendo que é "um conto triste mas também muito divertido". Apelou aos alunos para lerem a história, realçando que "a melhor aprendizagem para escrever é a leitura".

Todos os alunos presentes, tiveram a oportunidade de questionar a escritora, mostrando-se bastante curiosos. Tornou-se assim, um encontro divertido e animado, devido à espontaneidade das crianças.
Esteve também presente, a vereadora da educação, a Dr.ª Júlia Fernandes, que referiu que este encontro servia para comemorar o dia do concelho, e assim assinalar, o 156.º aniversário do Município de Vila Verde.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festa das colheitas


Os Pimpões, durante o fim de semana, visitaram com as suas famílias, o recinto da Festa das Colheitas.
O seguinte texto coletivo produzido por eles na aula, aborda tudo o que viram.

No concelho de Vila Verde, distrito de Braga, realizou-se uma grande festa, a Festa das Colheitas".
Iniciou no dia 5 de outubro, com a exposição de animais, tais como cavalos, vacas, ovelhas, galinhas, coelhos, entre outros. Para além dos animais, havia à venda frutos da época, uvas, dióspiros, figos, maçãs, pêras, nozes, castanhas e outros mais. Havia ainda legumes, barraquinhas que vendiam doces, bebidas, carnes fumadas e ainda, restaurantes que serviam pratos típicos da gastronomia portuguesa. Nestes dias de festa, o artesanato local e regional não faltou, com os bordados dos lenços dos namorados, esculturas em madeira, assim como outro tipo de artesanato. Sendo esta terra rica em tradições folclóricas, vários ranchos folclóricos animaram estes dias festivos, assim como, tocadores de concertina e cantares ao desafio. Até ao dia 9 de outubro, esta festa proporcionou aos visitantes animação, alegria, divertimento e convívio entre todos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Fada Oriana

No âmbito do Plano Nacinal de Leitura, neste 1.º período, os Pimpões irão ler e explorar a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A obra fala de uma personagem principal, que é uma fada do bem. Foi incumbida de zelar por uma floresta, pelos seus habitantes, animais e plantas. Mas ao fim de muito tempo, fica amiga de um peixe, e ao contemplar a própria imagem refletida no rio, encanta-se pela mesma. Iludida pelas palavras do amigo peixe, acaba por descuidar e abandonar a floresta, com graves consequências. Privada dos seus poderes, como castigo, vai para a cidade procurar os seus protegidos, dando início a uma jornada de autoconsciência e de reparação dos males que causou pela sua omissão.

sábado, 1 de outubro de 2011

Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música não passou despercebido na escola dos Pimpões.
Para comemorar este dia, o Centro Escolar, recebeu a Academia de Música de Vila Verde.

Alunos desta academia, brindaram-nos com um pequeno concerto de piano. Mostraram-nos os seus dotes musicais, tocando músicas em duas ou quatro mãos, fazendo despertar em todos os que assistiam o interesse pela música.