Pretendia-se saber se o tipo de rebuçado e a quantidade de líquido influenciam o tempo de dissolução.
A dissolução é o acto de misturar um soluto, neste caso os rebuçados, num solvente, como a água.
Num primeiro ensaio, pretendia-se verificar se o tipo de rebuçado influencia o tempo de dissolução. A maior parte dos alunos, antes de proceder à actividade, referiram que os rebuçados se dissolveriam todos ao mesmo tempo, pois são do mesmo tamanho.
Com três tipos de rebuçados diferentes, chocolate, caramelo e fruta, colocados em três copos diferentes com o mesmo volume de água, os alunos verificaram que o rebuçado de fruta demorou menos tempo, e o de caramelo mais tempo a dissolver.
Num segundo ensaio, pretendia-se saber se a quantidade de líquido influencia o tempo de dissolução do rebuçado.
Utilizaram-se três rebuçados do mesmo tipo, neste caso de fruta, que foram mergulhados em três copos com diferentes quantidades, um de 100ml, outro de 200ml e outro de 500ml. A maior parte dos alunos, previamente referiram, que onde há mais líquido, o rebuçado dissolvia-se mais rapidamente.
Com o desenvolvimento da actividade, os alunos verificaram que os três rebuçados se dissolveram completamente ao mesmo tempo, ao fim de duas horas.
Com este tipo de actividades, os alunos mostram-se entusiasmados e motivados, adquirindo atitudes de pequenos cientistas.
1 comentário:
Gostei muito desta experiencia! Mafalda Rodrigues
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